HACKATHON

Hackathon, palavra difícil de escrever e até de pronunciar, mas afinal o que quer dizer a palavra hackathon?

A palavra integra os conceitos de Maratona e Hackers, por isso chamam de HackAthon. Existem algumas divergências de quem é o criador destes conceitos, mas o mais aceito é que foi idealizado ao final de 1999 de forma independente por desenvolvedores de OpenBSD e equipe de marketing da Sun Microsystem.

Se entende por Hackathon, um encontro de programadores e desenvolvedores, cujo o objetivo principal é desenvolver (de forma colaborativa) um sistema (ou software) para um determinado mercado o nichos de mercados. O objetivo final é de além de desenvolver e entregar o produto pronto, também servir como forma de aprendizado de novas técnicas.

A duração do evento vai de 2 dias até uma semana, tempo suficiente para poder aprender “sem pressa”, mas que hoje em dia virou uma verdadeira disputa entre equipes.

Alguns destes encontros tem objetivos educativos e sociais, mesmo que em muitos casos o objetivo final seja o de criar um software. Os Hackatons tem um foco específico, que incluí linguagem de programação, utilização de sistemas operativos e aplicações (APP) de acordo com um objetivo dado pela organização. Outras vezes o tema é livre, independe o que está sendo divulgado pelo evento.

Os hackathon, desde a vista de organização, tem uma dinâmica horizontal e intensiva onde os participantes complementam experiências e habilidades individuais com o objetivo de desenvolver soluções concretas.
Para os especialistas em educação, o hackathon tem certas características próprias de um dispositivo pedagógico em promover tanto o trabalho colaborativo entre pares orientando a resolução de problemas, fazendo foco sobre o processo de trabalho como aprendizagem favorecendo a motivação entre os participantes.

Em 2015, no campeonato Internacional de Hackathon, realizado em Barcelona, um representante da Bolívia ganhou o primeiro lugar.

GREATMOB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *